Pages

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

"Até que tudo cesse, nós não Cessaremos!"


“De Pé no Chão” devemos refletir sobre o momento que vivemos, o que conquistamos e COMO vamos avançar na disputa desse poder REAL possível somente pelo coletivo. Temos a responsabilidade de nos apoderar de nossa história, daquilo de que somos constituídos, daquilo que compõe nossa identidade coletiva.
Reivindicamos orçamento participativo, onde o que é prioridade de investimento. Queremos a democratização da TVU e da FMU (essa que foi fundada como um projeto do DCE e hoje não temos nenhum acesso a sua programação). Queremos discutir economia, antropologia, ciência, arte, história, socialismo, feminismo, saúde, sustentabilidade, equidade, diversidades e tantos outros temas de real relevância a sociedade. Produzir conhecimento e tecnologia, utilizando a NOSSA UFRN, para assim disputar nossas ideias e visões de mundo.
Queremos que o conhecimento construído nessa Instituição pública seja determinante no espaço onde vivemos na cidade e no campo. Queremos, por exemplo, que o sistema de mobilidade urbana da cidade seja pensando levando em conta a maioria da população, fortalecendo as possibilidades mais sustentáveis como trens e ciclovias garantindo acessibilidade e o que está sendo investido nisso? Não temos acessibilidade nem em nosso circular e campus.
 A missão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte é educar, produzir, e disseminar o saber “universal”, preservar e difundir as artes e a cultura, e contribuir para o desenvolvimento humano, comprometendo-se com a justiça social, a sustentabilidade socioambiental, a democracia, e a cidadania. Não queremos nada além dessa missão e temos responsabilidade em indicar metodologias e possíveis caminhos para sua efetividade.
Acreditamos poder decidir sobre os rumos de investimentos, prioridades e políticas da universidade, simplesmente porque essa Instituição nos pertence. Acreditamos na importância de investimentos que tivemos com o REUNI, porém precisamos construir ‘poder’ para disputá-los. Sem perder de vista as disputas para além dos muros da universidade. O fortalecimento de iniciativas como os projetos de extensão como Lições de Cidadania, Pau e Lata, Trilhas Potiguares e iniciativas como o coletivo de Mulheres, o GUDDES, o Coletivo de Juventude do Campo e da Cidade, o Movimento Organizado de Residências Universitárias, a Rede de Articulação Antiproibicionista Potiguar. Assim como os CA’s que se fortalecem quando se organizam nos DA’s, disputando e construindo um coletivo, para assim organizados, termos o papel de disputar os rumos da universidade.
Queremos menos bolsas residência e mais residências dignas, queremos mais bolsas de extensão, pesquisa, monitoria e menos apoio técnico. Queremos mais centros de educação infantil para nossos filhos(as). Queremos o campus aberto nos finais de semana para todos com uma política de arte e esporte. O fim da cobrança de taxas em eventos financiados com verba pública. Queremos mais funcionários efetivos com direitos garantidos, e claro, mais professores efetivos.


Por um movimento estudantil mais democrático e de luta,
vote #Chapa 1 - Até que tudo cesse, Nós não Cessaremos!

Onde estão os estudantes?



Onde estão os estudantes

de cara pintada a gritar
os amantes de Che
clamando - diretas já?!
Onde estão os estudantes
a vanguarda socialista
onde estão os operários
o movimento grevista?!
Onde estão os estudantes
lutando contra a opressão
cadê o sangue derramado
o sonho da revolução?!
Onde estão os estudantes
e os artistas exilados
quem vai mudar o mundo
se todos estão calados?!

Poesia de Bruno Costa
#Até que tudo cesse, Nós não Cessaremos!